(A INCLUSÃO)

Em pleno Século XXI, se torna tão dificultoso para gente ver pessoas que pensam pequeno, que excluem do convívio social pessoas devido as suas características físicas, ou anomalias no seu jeito de andar, falar, se locomover, e de ser. Não temos culpas de ser-mos como somos, de possui-mos uma deficiência, e muita das vezes essa situação que toma conta de muitos, aconteceu com o decorrer da existência, por acidente, enquanto que outros vieram de berço, mais em nenhum momento fomos nós que escolhemos ser assim, mais aceitamos a tocar nossa vida assim, e seguir adiante.

Muitas das pessoa acham que ser deficiente é sinal de invalidez, não consegue enxergar que é apenas uma limitação, que com certeza nos diferencia sim das outras pessoas por termos algum orgão ou membro afetado, mais isso não significa que perante a vida somos pessoas vegetalizada, que não conseguimos ter vida igual a todos, podemos trabalhar, estudar, comer, beber, se divertir, amar, chorar, ter raiva entre todas as funções normal de um ser humano. Só que as pessoas ainda não aprenderam a viver o mundo da DIVERSIDADE, até pouco tempo atrás a briga era que mulheres serviam só para pilotar fogão, hoje em dia com tantos movimentos e lutas, mostram ai que as mulheres estão no poder se igualando ao homem, tanto que temos no PAIS a primeira PRESIDENTE DA REPUBLICA FEMININA, e as mulheres vem ganhando campo e espaço no mundo. Agora temos a imparcialidade de não aceitarem os homossexuais, não respeitando o ser humano na sua individualidade de ser, cada um tem sua vida livre e apenas precisamos aprender a conviver com isso, mais esses tabus e polemicas já vem sendo quebrado também a custa de movimentos em prol da causa, assim como também foi o movimento feminista. A sociedade ainda se encontra teoricamente atrasado na sua forma de pensar.

Nós os deficientes queremos ter os mesmos direitos há segurados de mostrar que nossas limitações não nos faz incapacitados, que a antiguidade onde nos chamavam de aleijados e coitadinhos já passou, queremos mostrar a nossa marca também, e já começamos, temos ai muitos deficientes brilhando como grandes estrelas em áreas proficionais, no esporte, na área de escritores, jornalista etc... 
Mais ainda falta muitooo a ser feito, muito a ser conquistado, pois devido as nossas limitações precisamos de adaptações, não queremos um mundinho só nosso, queremos CONVIVER, por isso a necessidade de adaptações, não é justo um deficiente que ralou estudou que ta apto ao mercado de trabalho ver tudo que conseguiu se esvair pelas mãos, sem concretizar seus sonhos, tudo por que a sociedade não esta pronta para aceita-lo, por que os locais públicos e de trabalho se encontram em deficiência de poder acolher a qualquer tipo de pessoa, não é justo pessoas querem estudar e se sentir impedido por falta de escolas, faculdades e transporte adequados a essas pessoas. A DIVERSIDADE esta ai, precisamos dela, o mundo é cheio de pessoas diferentes em raça, cor, religião e por que não aceitar as pessoas com escolhas diferentes como os homossexuais, e por que não aceitar pessoas com limitações, esses fatores não nos diferencia não deixamos de ser ser humano por conta disso, e tão pouco nos tornamos improdutíveis.


Nós deficientes na sua maioria somos taxados de desqualificados, pois muitos devidos a suas condições sociais, são pessoas que não puderam investir em seus estudos, (Como costumo dizer sempre, se a vida já é difícil a uma pessoa da classe sócio econômica em baixa, imagine se junto com isso vier a deficiência ?). Espero que possa aparecer mais e mais movimentos como o Superação, que mais atletas possam vir a brilhar nos poduns, que mais jornalistas possam aparecer e ajudar a fortalecer esse time de luta de guerra pacifica onde o nosso único desejo é ver uma sociedade mais justa, com direitos iguais e mostrando que todos temos potencial, que todos podemos exercer cargos e profissões, que para isso apenas precisamos que nossos representantes do PLENÁRIO, das PREFEITURAS, do GOVERNO em geral,  possam nos auxiliar trabalhando para fortalecer a Lei de COTAS ( na realidade ela nem seria preciso se vivêssemos em uma sociedade não preconceituosa, mais que vivemos ela se faz necessário), nos dando transporte dignos adaptados, calçadas sem buracos e meios de termos mais dignidade e conquistar nosso espaço como todo profissional trabalhador, não queremos do governo apenas assistencialismo, queremos meios de mostrar-mos que somos deficientes sim, donos de limitações sim, mais nunca incapazes.

Queremos um mundo de igualdade, de DIVERSIDADE, onde todos possam conviver juntos e com os mesmos direitos uma vez que somos todos seres humanos!!!!

Século XXI ta ai, pra quebrar barreiras pra mostrar que todos somos feitos de carne e osso, por tanto somos todos iguais, e perante a sociedade temos todos o dever de ser-mos cidadãos que tem deveres e leis a cumprir, e o direito a igualdade é feito para todos.

A Inclusão se faz necessária e agora é a hora de todos se levantarem, de juntos levantarem a bandeira e brigarem por um mundo mais acessível as necessidade de cada um!!!!



(Cláudia Borges)
Convidada a escrever por (Bruno Carvalho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INIMIGO PÚBLICO? ♿

(ACERTO DE CONTAS COM O PASSADO)

(SEGREDO DA MINHA PAZ)