PET SMILLE


        

Este post e o próximo irão comentar sobre estudos relacionando os benefícios que os animais de estimação cães, gatos, porquinhos da índia, coelhos enfim de qualquer espécie trazem ao homem, seja seu proprietário ou apenas tenha contato esporádico com eles.

Você sabe o que é Pet Smille?

Pet Smile é um Projeto assistencial educativo de cunho beneficente e auto-sustentado que efetua visitas com animais e populações especiais crianças e adultos em hospitais, crianças portadoras de necessidades especiais em escolas, crianças em creches e idosos.
Qual o benefício que o animal pode trazer já para a criança hospitalizada ou criança portadora de alguma doença ou deficiência, ainda ao idoso residente em um asilo?
Diminuição dos sentimentos de isolamento permite toque e ser tocado, evoca lembranças, facilita a comunicação, leva alegria e esperança para os quartos de hospitais creches e asilos. Para as pessoas com necessidades especiais e uma fisioterapia e auto-afirmação: o ato levar o animal para passear, a força que se faz para chegar perto do animal e acariciar, saber que tem a capacidade de cuidar e não só ser cuidado.

Nos adultos os maiores destaques vão para estudos feitos na USP pelo departamento de Psicologia Experimental que apontam também benefícios no controle de hipertensão arterial. Profissionais que viviam em condições de estresse e faziam controle do problema com medicação foram divididos em dois grupos, os que possuíam um cão ou gato e os que não possuíam animais. A pesquisadora Maria Mascarenhas Brandão afirma que, seis meses depois do início do monitoramento, um dos trabalhos constatou que as taxas de pressão diminuíram para ambos os grupos. Entretanto, nas situações geradoras de estresse a resposta foi melhor para os donos de cães. “Além disso, este grupo aumentou significativamente suas taxas de acertos em contas matemáticas, em relação àqueles que não possuíam os animais”, acrescenta. Esta situação mostrou a diminuição dos níveis de estresse, obtidos no contato com os pets.
Algumas situações também trazem efeitos muito positivos à saúde e ao convívio social: segundo os pesquisadores da USP, a duração das caminhadas é maior para aquelas pessoas que estão acompanhadas por um cão. “Além disso, nestes passeios, os animais ajudam na integração social, contribuindo para o início de uma conversa com outras pessoas”, confirma Maria. Ainda segundo uma destas pesquisas, pessoas que adotaram pela primeira vez um animal de estimação e que sofriam de problemas simples de saúde, como dores de cabeça, problemas estomacais ou gripes, apresentaram redução significativa dessas doenças em relação a pessoas sem animais.





Dra. Monica Oliveira Vassâo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INIMIGO PÚBLICO? ♿

HOJE POLEMICA EU QUERO

(SEGREDO DA MINHA PAZ)