(DEFICIÊNCIA ADQUIRIDA OU DE NASCENÇA?)









Outro dia, conversei com uma amiga da empresa onde trabalho e discutimos o que é pior pra cada um: nascer deficiente físico ou tornar-se um? Ela, então, confessou que nunca se fez esta pergunta. Porém, eu já a fiz umas 300 mil vezes. Eu, como sabem, me tornei deficiente aos 27 anos e tenho a absoluta certeza de que é melhor ficar deficiente do que nascer assim.
Tenho amigos surdos, cegos e cadeirantes, e sempre tento me imaginar no lugar de cada um deles. Uma pessoa que nasce cega, que nunca viu o céu ou o mar tem vantagem sobre o cara que fica cego ao longo da vida? E o outro, que teve paralisia cerebral ao nascer, nunca andou e sequer falou é mais feliz que o menino que se acidentou andando de skate depois de adulto, ficou paraplégico e não sente mais cheiros? Sempre me faço essas perguntas aos meus amigos e amigas deficientes. Os que já andaram ou enxergaram sempre dizem que são mais felizes tendo 
adquirido o problema depois.





Sou um exemplo de tudo isso. Até os 27 anos não só andei, mas vivi intensamente cada momento: viagens, esportes radicais e amores bem vividos. Fui em cachoeiras lindas, trilhas com amigos, tenho boas memórias do tempo em que andava e nadava. Hoje, cadeirante, continuo fazendo quase tudo isso, contudo, com um pouquinho de limitação. Mas fico imaginando se tivesse nascido cadeirante, se não tivesse vivido tudo isso, o quão triste eu seria. Então, logo depois, percebo que se não tivesse vivido, não saberia quanto é bom o banho de cachoeira, o barulho do mar ou como é perfeito o sorriso do Loki. Penso que, neste caso específico, a ignorância seja melhor mesmo.
Amigos com deficiência, seja ela adquirida ou não, não fiquem tristes com a minha opinião, saibam que me orgulho de cada um de vocês, independentemente da sua deficiência. Aos amigos “normais”, andantes, ouvintes e enxergantes (existe essa expressão?), convido a pensar sobre o assunto: você preferiria nascer deficiente ou se tornar um?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INIMIGO PÚBLICO? ♿

HOJE POLEMICA EU QUERO

(SEGREDO DA MINHA PAZ)